Maria Cristina Fernandes: Risco da escassez é aumentar concentração

Nosso sócio Vinicius Marques de Carvalho conversou com a coluna da Maria Cristina Fernandes, no Valor Econômico, em artigo que debate a tendência de um cenário econômico mundial ainda mais concentrado em razão da crise provocada pela pandemia da Covid-19 e as possíveis ações que podem ser tomadas em busca de um panorama mais equilibrado.

De acordo com o texto, há consenso entre os especialistas em concentração econômica do Brasil de que a crise causará mais danos às pequenas e médias empresas, maiores geradoras de emprego do país.

“A tentativa de manter pequenas e médias empresas abertas, desde que conservem seus funcionários, passa até pela tolerância com práticas que, em tempos de normalidade, seriam vistas como de cartel. (…) O professor de direito comercial da USP e ex-presidente do Cade Vinícius Carvalho cita medidas recentemente tomadas pelos governos do Reino Unido e da Noruega, por exemplo, para permitir a cooperação entre concorrentes do setor de alimentos e logística, bem como a cooperação de duas grandes empresas de biotecnologia, Pfizer e BioNTech, para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.”

Confira o texto completo aqui.