Flávio Prol

SÓCIO

É doutor, mestre e bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Foi Fox Fellow no MacMillan Center for International and Area Studies da Universidade de Yale (2013-2014) e Visiting Scholar no Institute for Global Law and Policy na Harvard Law School (2016-2017).

flavio@vmca.adv.br

+55 11 3939 0708

LinkedIn Lattes
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Flávio é um dos sócios da área de terceiro setor e negócios de impacto no escritório. Sua atuação é especializada em direito público, ajudando clientes a encontrar soluções para temas regulatórios e a solucionar os principais problemas jurídicos para o desenvolvimento de entidades do terceiro setor e empresas focadas no desenvolvimento de negócios de impacto. Flávio tem experiência na administração pública federal, tendo servido no Ministério da Justiça no período entre 2014 e 2016, e no terceiro setor, desde 2018, em especial com projetos relacionados a compras públicas de inovação e tecnologia, parcerias com organizações de terceiro setor e desenvolvimento de projetos educacionais.
Coordenou projetos educacionais na Fundação Lemann, atuando especialmente com temas relacionados à gestão pública da educação, compras públicas de tecnologia, tecnologia e educação, e fortalecimento e sustentabilidade de projetos educacionais. Antes, foi advogado de VMCA, atuando em dezenas de consultas jurídicas de empresas e associações sobre aspectos concorrenciais, na negociação de acordos com o Cade e em consultoria jurídica para projetos estratégicos de organizações do terceiro setor. Foi ainda Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Justiça, liderando a gestão de projetos, processos e a área administrativa do órgão, e Coordenador-Geral de Planejamento do Ministério da Justiça. Participou ativamente da reestruturação de processos no âmbito do Ministério da Justiça e da gestão e renegociação de contratos administrativos, além de ter liderado a equipe que organizou o processo de planejamento estratégico do Ministério para o período entre 2015 e 2019. Nos seus anos de administração pública, participou da elaboração e implementação de normas, políticas e regulações, e interagiu intensamente com diversos setores do poder público e da iniciativa privada, agências reguladoras, Ministério Público, autoridades estrangeiras e outros atores. Como advogado, atuou em dezenas de processos judiciais e administrativos relacionados a direito administrativo, como casos de improbidade administrativa, processos administrativos disciplinares e mandados de segurança.

FORMAÇÃO

É doutor, mestre e bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Foi Fox Fellow no MacMillan Center for International and Area Studies da Universidade de Yale (2013-2014) e visiting scholar no Institute for Global Law and Policy na Harvard Law School (2016-2017).

ATUAÇÃO ACADÊMICA
É pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (desde 2010). Foi professor em cursos de pós-graduação da Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdade Damásio e da Escola Paulista de Direito (EPD). Organizou e participou de diversas conferências, seminários e palestras, no Brasil e no exterior. É autor de artigos na área de direito econômico e direito administrativo.
IDIOMAS
Português, inglês e espanhol