José Bento Camassa

ESTAGIÁRIO

Graduando em direito pela USP.

jose@vmca.adv.br

+55 11 3939 0708

LinkedIn Lattes
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Atua na área concorrencial, em casos envolvendo atos de concentração econômica, investigação de condutas anticompetitivas e negociação de acordos com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Antes de integrar o VMCA, atuou como bolsista de pesquisa, assistente de ensino de História e professor voluntário em cursinhos populares.

FORMAÇÃO

É graduando em direito pela Universidade de São Paulo (USP), com conclusão prevista para 2024, além de bacharel em História (2016) e mestre em História Social (2021) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), também da USP.

ATUAÇÃO ACADÊMICA
Foi estagiário administrativo no Departamento Jurídico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, atuando no primeiro atendimento aos clientes e acompanhando as orientações junto aos estagiários plantonistas. É estagiário aprendiz no Programa de Formação Jurídica (PFJ), realizando acompanhamentos e atendimento a processos, além de participar de formações nos assuntos mais recorrentes nos casos do Departamento Jurídico. Na Faculdade de Direito, também é integrante do comitê editorial da Revista Acadêmica São Francisco (periódico acadêmico discente) e do grupo de estudos Arte Retórica.
IDIOMAS
Português, espanhol, francês e inglês
PUBLICAÇÕES

  • Making Patagonia an “Australian Argentina” and making the Amazon tightly Brazilian: depictions and political projects in Roberto Payró’s and Euclides da Cunha’s travel writings (1898, 1904-1905) (Global Histories, Freie Universität Berlin, 2021).
  • Tensões de Euclides da Cunha, dilemas do Brasil hoje (Nexo Jornal, 2019).
  • Papilas modernistas: alteridade e identidade nacional no diário de viagem O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade (Revista de História Bilros, 2017).