Nathalie Fragoso

SÓCIA

Doutora em Direito pela USP, LLM na Ludwig-Maximilians-Universität (LMU) München, professora em Direito e Tecnologia do Insper.

nathalie@vmca.adv.br

+55 11 3939 0708

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Nathalie atua nas áreas de proteção de dados e tecnologia, com enfoque na regulação de internet. No escritório, é uma das sócias à frente da área de privacidade e proteção de dados e se dedica a atividades como a adequação de políticas empresariais às legislações brasileira e internacional, demandas consultivas e representação em juízo e diante de outros órgãos públicos no tema. Tem experiência ainda em processo penal, sobretudo em sua interface com a proteção de dados, e atuou assessorando e representando empresas de tecnologia na formulação e operacionalização de protocolos de interação e fornecimento de dados a agências penais. 

Antes de integrar o VMCA, foi coordenadora da área de Privacidade e Vigilância do InternetLab (2019-2021), onde liderou pesquisas sobre privacidade e proteção de dados em políticas públicas e práticas privadas, participou de debates regulatórios nacionais e internacionais. Antes disso, foi assessora de advocacy e litígio estratégico do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (2017-2018) e da Rede Justiça Criminal (2015-2016), e coordenadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da USP (2013-2014).

É pesquisadora e autora de artigos sobre privacidade, proteção de dados, direitos humanos e processo penal. Atuou em casos paradigmáticos de direitos humanos, no Brasil e em instâncias internacionais.

FORMAÇÃO

É doutora em sociologia do direito pela Faculdade de Direito da USP, possui LLM na Ludwig-Maximilians-Universität München e é bacharela em Direito pela USP.

ATUAÇÃO ACADÊMICA
É coordenadora da pós-graduação executiva em Direito e Tecnologia e professora do Insper.
IDIOMAS
Português, inglês, espanhol e alemão
PUBLICAÇÕES

  • FRAGOSO, N.; VALENTE, M.. I don’t see you, but you see me: asymmetric visibility in Brazil’s Bolsa Família Program. Center for human rights and global justice, NYU School of law, maio de 2021.
  • FRAGOSO, N.; VALENTE, M.. Data Rights and Collective Needs: A New Framework for Social Protection in a Digitized World, In: A Digital New Deal: Visions of Justice in a Post-Covid World. Just Net Coalition and IT for Change, 2021.
  • FRAGOSO, N.; BREZINSKI RODRIGUES, G. Protodefesa à Brasileira: Contraditório e Ampla Defesa em Investigações Sigilosas. RDP, Brasília, v. 18, n. 100, 581-605, oct./dec. 2021.
  • ANTONIALLI, D. ; FRAGOSO, N.; CRUZ, F.. O Marco Civil da Internet e o dilema da ‘porta lógica’: Por que não devemos interpretar o dever de retenção de dados extensivamente? Jota, dezembro de 2019.
  • FRAGOSO, N.; VALENTE, M.; NÉRIS, N.. Presa na rede de proteção social: Privacidade, gênero e justiça de dados no Programa Bolsa Família. Novos Estudos, vol. 40, n. 1. CEBRAP, São Paulo: jan-abr 2021.